Este jogo apresenta muitos temas sombrios, com um foco particular no suicídio. É recomendável que você não jogue este jogo se achar que o assunto é demais.
Desejando que ela nunca tivesse existido, Mishiro Usui deixou uma nota de suicídio detalhando o quanto ela odiava sua vida chata antes de se atirar em um lago aos 16 anos ... mas é claro, esse não é o fim da história. Quando ela chegou, estava no Mundo Espelho, um lugar escuro e úmido que não era nem céu nem inferno. Ela não tinha lembranças de si mesma, nem do nome dela.
Olhando em volta, Mishiro encontra um espelho no qual ela olha nos olhos de seu reflexo. De repente transportada para uma sala familiar, ela explora e encontra uma faca na mesa. Tomando-o em suas mãos, ela termina sua vida, e mais uma vez retorna ao Mundo dos Espelhos, diante de um espelho quebrado.
Então seu reflexo a instruiu: "Encontre os espelhos neste mundo e quebre-os". Ela então aprendeu que a única maneira de recuperar seu passado, e talvez conceder seu desejo, é procurar por todos os espelhos deste mundo e quebrá-los, encerrando sua vida na frente deles novamente.
Mishiro Usui
O protagonista do jogo. Depois de se afogar no Lago Mirror por um desejo de apagar sua existência, ela acorda no Mundo dos Espelhos e lhe dizem que deve quebrar os Espelhos que contêm suas memórias para conceder seu desejo.
Mishiro não consegue se lembrar exatamente por que ela se matou, ou muitos dos detalhes de sua vida. Ela deve recuperá-los, encontrando e quebrando os espelhos.
Uma alma companheira que Mishiro encontra. Ela é alegre e amigável, incentivando Mishiro a descobrir a verdade sobre si mesma. Mais tarde, é revelado que ela cometeu suicídio por estar com Utsuro, uma colega de classe por quem ela gostava.
Ryotaro Sengoku
Outra alma que Mishiro encontra. Ele é gentil, educado e protetor com Mishiro. Mais tarde, é revelado que ele é o tio de Mishiro e morreu em um acidente de carro junto com seu pai, quando eles estavam tentando reivindicar a herança Usui que Tamaki se recusou a ceder por despeito.
Ayato Hinohara
Um garoto que Mishiro se deu bem na vida, que aparece em várias memórias de Mishiro. Mais tarde, é revelado que ele é primo dela e irmão mais novo de Utsuro. Ele morreu protegendo Mishiro depois que sua mãe Tamaki (que se ressentia de Mishiro por ser um Usui) tentou atropelá-la com um carro.
Utsuro Hinohara
O governante anterior do Mirror World e o principal antagonista do jogo. Na vida, ela era amiga e paixão de Yuzu. Ela é filha de Rinzou e Tamaki, moldada por seus abusos em um espírito perverso que quer matar Mishiro e retomar seu mundo.
Final 1: Sonho em branco
Mishiro decide ajudar Yuzu e Ryotaro a encontrar seus espelhos e memórias. Ryotaro é o tio de Mishiro e Yuzu era o único amigo de Utsuro, que tinha uma queda por ela. Depois, os três entram por outra grande porta e encontram Ayato, assim como o espírito de Mishiro. O espírito de olhos vermelhos entra quando o espírito de Mishiro explica o plano de fundo do Mundo Espelho, e que foi formado pelo espírito de olhos vermelhos, a irmã de Ayato, Utsuro.
Para alcançar seu desejo de morrer, Mishiro deve matar Ayato. Mishiro prefere ajudar Utsuro a recuperar sua memória com o conhecimento de Ayato e Yuzu. Isso restaura Utsuro, que concede seu poder a Mishiro. Mishiro escolhe não cumprir seu desejo e, porque seu corpo foi salvo por um transeunte, ela é capaz de voltar à vida. De volta ao mundo real, ela se reconcilia com sua mãe e conversa com Seiichi (pai de Ayato, que agora está sozinho após as mortes de Ayato, Utsuro e Tamaki). No final, ela visita o ateliê de Ayato e vê seu último trabalho, uma pintura de Mishiro e Utsuro sorrindo. O título é "Sonho em branco".
Final 2: Mobius Strip
Mishiro decide ajudar Yuzu a encontrar seu espelho e suas memórias. Eles descobrem que Yuzu era o único amigo de Utsuro que tinha uma queda por ela, cativado pelo quão solitário e misterioso Utsuro era. Devastada pela morte de Utsuro, Yuzu cometeu suicídio por estar com ela. Assim que Yuzu recupera suas memórias, o fantasma de olhos vermelhos aparece e tenta matar Mishiro mais uma vez, mas Yuzu a protege. Ela percebe que o fantasma de olhos vermelhos é Utsuro e desaparece do Mundo Espelho, feliz em vê-lo uma última vez. Mishiro e Ryotaro entram pela grande porta onde Ayato está e ela escolhe morar.
De volta ao mundo real, Mishiro acorda e não consegue se lembrar de sua mãe, deixando-a perturbada e abandonando Mishiro. Ela então vai morar com o pai de Ayato, Seiichi, que a ensina a pintar.
Final 3: Pequena Felicidade
Mishiro decide ajudar Ryotaro a encontrar seu espelho e suas memórias. Eles descobrem que Ryotaro é seu tio, que morreu em um acidente de carro ao lado do pai de Mishiro. Porque ele estava procurando ajudar sua sobrinha, seu espírito se apegou a ela e a seguiu para o Mundo Espelho. Ele explica que os pais de Mishiro estavam ocupados demais para passar um tempo com ela porque queriam recuperar a herança de Rinzou (que Tamaki se recusava a dar por despeito) e dar à filha uma vida mais confortável. Tendo cumprido seu objetivo, Ryotaro desaparece. Mishiro e Yuzu entram pela grande porta onde Ayato está e ela escolhe morar.
De volta ao mundo real, Mishiro acorda e não consegue se lembrar da maioria de suas memórias. No entanto, devido à explicação de Ryotaro sobre sua família, ela tem uma vaga lembrança de sua mãe e se sente à vontade em continuar com ela.
Final 4: Preenchido
Mishiro não ajuda Ryotaro ou Yuzu e entra na grande porta onde está Ayato, junto com o espírito de Mishiro.
O espírito explica que a única maneira que ela pode conceder seu desejo de morrer é destruir a alma de Ayato. Mesmo que Mishiro sinta pena de machucar seu único amigo, ela conclui que já sofreu o suficiente e já quer acabar com tudo. Quando ela morre, é recebida por um vazio e fica feliz com sua decisão.
Final 5: Erros repetidos
Se Mishiro está no Reino do Sangue e ela decide atacar os valentões, ela tem a opção de ficar mais tempo na memória. Ela acaba brutalmente esfaqueando todos os valentões.
Isso faz com que ela perca completamente o controle da sanidade, perdendo-se para o Mundo Espelho para sempre, assim como aconteceu com Utsuro antes dela.
(TRADUZIDO PELA ZEROCORPSE)
-----